Histórias do Design no Brasil IV
Referência: 9786585936743
Histórias do Design no Brasil IV
Organização: Marcos da Costa, Braga, Eduardo Augusto Costa, Felipe Kaizer
Formato: 16x23cm, 214 páginas
ISBN 978-65-85936-74-3
Assim como os três volumes anteriores (2012, 2014 e 2017), este volume é resultado da produção de pesquisa da disciplina “História Social do Design no Brasil”, oferecida primeiramente no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e atualmente no Programa de Pós-graduação em Design, ambos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo, FAU-USP.
Este livro é constituído por oito textos selecionados entre os trabalhos finais da turma do 2º semestre de 2024, que, de certa forma, expandem o escopo do curso. Um dos capítulos é dedicado a artefatos indígenas de antes do século XIX e os demais sete capítulos trazem temas variados do campo gráfico por meio de olhares e de procedimentos de delimitações sobre seus objetos de estudos que promovem diálogos com os estudos da memória gráfica e da cultura material. Transitam em expressões de diferentes etnias e áreas de atuação indo da publicidade ao editorial, contribuindo para que possamos entender um pouco mais sobre a diversidade cultural que marca o design em terras tupiniquins.
Como ocorreu em todas as edições do curso, as pesquisas são baseadas em fontes primárias e se utilizam principalmente da abordagem da micro-história. Entretanto, não deixam de apresentar
uma certa heterogeneidade de métodos de acordo com as perguntas e objetivos que demarcam cada pesquisa.
Marcos da Costa Braga






